segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Aulas 06 e 07




Aulas 06 e 07

Uma breve reflexão das seguintes reportagens, disponível no link (http://revistaescola.abril.com.br/formacao/repetencia-erro-se-repete-cada-ano-567983.shtml) ;(http://revistaescola.abril.com.br/formacao/repetencia-erro-se-repete-cada-ano-567983.shtml?page=1 )


REPENSANDO A PRÁTICA EDUCATIVA EM RELAÇÃO A REPROVAÇÃO

Os índices de reprovação em nossas escolas é muito elevado, mas é preciso que o educador e a escola reflita os motivos dos altos níveis de reprovação. É necessário pensar sobre a prática educativa e também conhecer a realidade social e familiar do aluno, pois problemas familiares afetam diretamente o desempenho educacional. Um importante questionamento que deveria ser feito é se toda essa reprovação na escola melhora o desempenho do aluno no ano seguinte? Na maioria dos casos não, o que gera é uma baixa autoestima nos alunos como é citado no texto , pois o aluno reprovado muitas vezes é rotulado como "burro", "incapaz", "caso perdido" entre outras. E também um outro fator negativo é a sua diferença de idade em relação as outros alunos gerando assim altos índices de evasão escolar.
Acredito que a reprovação é valida, porém quando a escola repensa sua prática pedagógica e traça novas expectativas com o objetivo de garantir que a aprendizagem seja transmitida e dessa forma aprovar o aluno para o ano seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário